Viveu um evento traumático na sua vida?

O que é o trauma?
O trauma é o resultado da exposição a qualquer experiência de stress que provoque uma resposta emocionalmente intensa, afetando o funcionamento da pessoa nas diversas áreas da sua vida (social, pessoal, profissional, etc.). Um evento potencialmente traumático pode ser qualquer experiência que coloque em risco a integridade física do próprio e/ou de terceiros, como por exemplo, experienciar um assalto, uma situação de violência, agressão, abuso sexual e/ou psicológico e físico, um acidente de viação, as catástrofes naturais, os cenários de guerra, entre outros. No entanto, o trauma é uma experiência subjetiva, ou seja, o desenvolvimento de sintomatologia clínica e de níveis de desajustamento psicológico dependem dos significados atribuídos pela pessoa e não do tipo de evento experienciado. Logo, os eventos nomeados têm potencial de causar trauma, no entanto, muitas pessoas que os experienciem podem não o desenvolver.

Uma experiência traumática pode afetar a vida de uma pessoa de diversas formas, tais como:
1) Emoções – Resultante do trauma, as pessoas podem sentir ansiedade, tristeza, raiva, medo, confusão, etc.
2) Sobrevivência – Experienciar um trauma pode colocar a pessoa num estado de alerta, perante o qual a pessoa tenta sobreviver um dia de cada vez.
3) Flashbacks – Depois de um trauma, é comum a pessoa ter flashbacks do acontecimento, o que pode ser bastante stressante e debilitante.
4) Energia – Em alguns dias, o trauma pode fazer com que a pessoa se sinta sem energia e sem vontade para sequer sair da cama.
5) Mudança – O trauma pode alterar o sistema de significados que a pessoa tem de si, do mundo e do futuro e, por isso, esta experiência pode alterar o que importa na vida de uma pessoa e até quem a pessoa é.
6) Gatilhos – A partir da experiência traumática, a pessoa pode passar a reagir de forma disfuncional perante alguns objetos, experiências, pessoas, sons, cheiros, etc. que evoquem memórias do evento.

O que pode ativar o seu trauma?
Tal como supramencionado, alguém que experiencie um trauma, desenvolve, frequentemente, gatilhos. Alguns desses gatilhos são:
Sons – Ouvir certos sons ou músicas associadas ao trauma ou certos sentimentos despertados por esses sons/músicas podem levar a pessoa a recordar o evento.
Pessoas – Ver certas pessoas que estão, de certa forma, relacionadas com o trauma ou que tenham alguma característica física que relembram do sucedido.
Pensamentos – Alguns pensamentos ou memórias podem fazer com que o nosso cérebro traga de volta memórias do trauma, involuntariamente.
Cheiros – O nosso olfato humano é altamente ligado às memórias. Como resultado, certos cheiros podem ativar o trauma.
Lugares – O local onde o trauma aconteceu, assim como locais semelhantes, podem ser fortes ativadores do trauma.
Os media – Um telejornal, um filme particular ou uma série podem apresentar cenas semelhantes ao trauma.
Emoções – Às vezes, uma emoção ou sentimento podem ativar o trauma como, por exemplo, sentir-se triste ou magoado.
Situações – No caso de a pessoa se encontrar numa situação semelhante ou que a relembre do trauma.

Como sei se sofro com um trauma?
O trauma é algo bastante complexo. Há imensas situações que podem levar ao trauma e este pode manifestar-se num curto período ou como um trauma crónico. Como resultado, as consequências são diferentes para toda a gente.
Alguns sintomas de alguém que sofre com um trauma psicológico são flashbacks, choque, desconexão, mudanças de humor, tristeza, auto-culpabilização, ansiedade e medo, afastamento, entre outros. É importante relembrar que, muitas vezes, estes sintomas vêm em conjunto, o que quer dizer que se alguém sofre com trauma, provavelmente, sofre com múltiplos destes sintomas.

No entanto, este post não serve de diagnóstico para ninguém e, se sente que sofre de um trauma psicológico, é importante procurar um profissional de saúde mental.