Já pensou nas razões pelas quais precisamos de dormir todas as noites? Será que se revê no comportamento de muitas outras pessoas que adia a hora de ir dormir em prol de outras atividades? Estudos científicos provam que o tempo que passa a dormir tem um...

A evidência científica tem sublinhado o papel preponderante das famílias em atividades facilitadoras da leitura emergente e na viabilização de momentos de leitura a par. Quanto mais cedo os livros e a leitura em voz alta entrarem na vida das crianças, melhor! A leitura é uma das...

A ansiedade é uma reação orgânica a situações que criam instabilidade, tal como o medo e a expectativa. Podemos inferir que um medo justificado, reativo a uma situação de perigo eminente, ou um “pulsar mais forte” em situações mais emotivas fazem parte do quotidiano da...

Nesta altura de pandemia e isolamento, vários pais têm demonstrado preocupação relativa a dificuldades no adormecimento e manutenção do sono, experienciadas pelos seus educandos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sono é um processo fisiológico natural, imprescindível a um desenvolvimento físico, mental e intelectual...

O vazio instala-se sem me avisar. E aquilo que gostava já não gosto, o que me faz rir já não me diverte, eu olho para o espelho e não me conheço. Algures perdi-me ou abandonei-me e não sei o caminho onde me encontrar. Acontecimentos dolorosos como...

Vários estudos científicos têm evidenciado os benefícios que um animal de estimação pode trazer para a saúde física e mental de adultos e crianças. Para as crianças e jovens, cuidar do seu “melhor amigo”, implicará um maior sentido de responsabilidade e a implementação de rotinas...

A pandemia COVID-19 produziu alterações profundas nas dinâmicas relacionais e familiares, conduzindo, não raras vezes, ao acentuar de conflitos pré-existentes e ao aumento significativo das situações de violência doméstica. A Organização Mundial de Saúde relata um aumento de episódios de violência doméstica na ordem dos...

Num passado recente as crianças com dificuldades específicas de aprendizagem, como a dislexia, a disgrafia, a disortografia, eram vulgarmente apelidadas de incapazes, pouco inteligentes e de outros adjetivos negativos que, pronunciados de forma permanente e sistemática, faziam com que a autoestima, autoconfiança e a predisposição...

É reconhecido que o progresso realizado na espécie humana deve uma cota de valor fundamental à aquisição da linguagem. É também consensual que a função primordial da linguagem é a comunicativa. O emissor emite signos linguísticos significativos e portadores de uma mensagem codificada, numa situação...

Tal como quase todos os outros aspetos da nossa vida, durante a pandemia COVID-19 também algumas dimensões das nossas relações com os outros se transformaram, nomeadamente as relações de casal. No período de confinamento, muitos casais passaram a estar 24 horas por dia juntos, partilhando o...