Formação e Consultadoria

Intervir e Entender a Dislexia

A dislexia é uma perturbação da aprendizagem de caráter neurobiológico e caracteriza-se por uma dificuldade persistente na aprendizagem e na automatização da leitura e escrita. As crianças disléxicas, apesar de inteligentes, revelam uma dificuldade particular e inesperada na leitura, onde se regista a presença de bastantes erros (substituições, adições e omissões de letras e sílabas), dificuldades na análise compreensiva da informação lida e uma velocidade de leitura demasiadamente lenta para a idade. Na escrita encontram-se muitos erros ortográficos, muitas dificuldades na construção frásica e, por vezes, uma má qualidade gráfica, tornando de difícil leitura os seus escritos.

Esta formação tem por finalidade dotar os participantes das competências necessárias para:

  • Saber identificar as principais caraterísticas sintomatológicas da dislexia, a sua etiologia e todos os outros fatores a ela associados.
  • Reconhecer outras possíveis perturbações associadas à dislexia, nomeadamente a disortografia, discalculia e disgrafia.
  • Identificar as reações emocionais das crianças disléxicas.
  • Conhecer alguns dos instrumentos de avaliação que se podem aplicar nos casos de dificuldades e perturbações da aprendizagem.
  • Conhecer e aplicar algumas estratégias de intervenção reeducativa, bem como conhecer as medidas educativas especiais que se podem aplicar nestes casos.

Estudantes de Psicologia e Psicólogos, Professores, Educadores de infância, outros profissionais interessados na temática, Pais.