DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, SAÚDE & BEM-ESTAR

Sabia que...?

A prática de mindfulness é uma variável protetora relativamente ao progresso de várias patologias do foro mental?

A prática de atenção plena torna-se benéfica na medida em que incita o equilíbrio emocional, diminuindo os sintomas de depressão, ansiedade e exaustão emocional. A homeostasia emocional, com base em práticas meditativas aprendidas e incorporadas no dia-a-dia, torna-se fundamental face a situações de elevado stress e/ou para lidar de forma mais adaptativa com os desafios quotidianos.

A Psicologia é a base da mudança comportamental. Se estiver a tentar seguir um plano de perda de peso, precisar de motivação para iniciar a prática de exercíco físico, superar uma fobia, controlar o stress e a ansiedade do quotidinao, melhorar a forma como comunica em público e/ou outros são apenas alguns exemplos em que a psicologia pode ajudar.

Pense na sua música favorita agora. Pensou?

Pois então nós temos algo a dizer sobre ela: Possivelmente, recordou-se dela, por tê-la relacionado com algum evento emocional da sua vida. Faz sentido?

Possivelmente, o vício em internet será tratado como distúrbio mental em breve?

Mais vale, prevenir do que remediar…Cuide de si e da saúde menta dos seus!

Tal como as emoções agradáveis, as emoções desagradáveis têm uma função adaptativa no Ser Humano? Pense como seria viver sem sentir medo, ou raiva ou tristeza…

Ter empatia por alguém é ter a capacidade psicológica de se colocar no lugar do outro, ou seja, ser capaz de sentir o que o outro sente caso se encontrásse numa situação igual ou semelhante à que foi experienciada pela outra pessoa. A boa notícia é que esta competência interpessoal se pode desenvolver e/ou potenciar através do treino de competências!

A compaixão é um sentimento típico dos seres humanos e que se caracteriza pela piedade e empatia em relação à tristeza de outrem? Esta emoção é aprendida ao longo do desenvolvimento humano, e relaciona-se com a vontade espontânea de ajudar o próximo a superar os seus problemas e/ou dificuldades, consolando, cuidando e dando suporte emocional, com vista a aliviar-lhe o sofrimento.

A gratidão enquanto emoção transmite maravilhamento, agradecimento e gosto pela dádiva oferecida? Esta é uma emoção social, moral, empática e agradável, associada a estados psicológicos  e físicos positivos como: contentamento, felicidade, orgulho e esperança.

Sinta-se grato, pela sua saúde mental e bem-estar psicológico!

As mais recentes investigações na àrea da Inteligência e Performance referem que  o Q.I. (Quociente de inteligência) contribui com 20% para o sucesso na vida, ao passo que o Q.E. (Quociente emocional) contribui com 80%?

Afinal, de que adianta ser uma pessoa muito inteligente, mas não ser capaz de gerir bem as emoções em casa, na escola, no trabalho e as suas relações interpessoais? Contudo, também é preciso esclarecer que o Q.I. e o Q.E. não são fatores opostos. Ambos são importantes e se complementam.

Uma das estratégias para motivar os alunos para a o processo de aprendizagem é a utilização das novas tecnologias? Novos equipamentos, novos métodos e sistemas de avaliação nas escolas são estratégias cruciais para incentivar os alunos e aumentar o seu rendimento  e sucesso escolar. Escrever e ler em tablets em simultâneo ao uso do caderno e do livro, ter acesso a plataformas online de educação, explorar os benefícios das novas tecnologias no ensino e assim inovaros processo de ensino-aprendizagem, irá certamente captar a atenção dos alunos e motivá-los cada vez mais.   

Reserve já o seu lugar neste programa

    DADOS PESSOAIS