DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS, SAÚDE E BEM-ESTAR

Meditação e Mindfulness para Crianças & Jovens

Vivemos numa sociedade altamente acelerada, com um quotidiano apressado e onde o stress nocivo se enraizou no dia-a-dia. Privilegiamos o “fazer” em detrimento do “sentir”, o “ter” ao invés do “ser”. Existe uma ânsia de eficiência e de produtividade de tal forma enraizada que prestar atenção à beleza e simplicidade do Momento Presente deixou de ter importância.

Esta forma de stress nocivo abrange a população adulta em geral e transmite-se transgeracionalmente. Infelizmente as crianças de hoje absorvem esta azáfama, esta incapacidade de apreciar o Momento Presente de ser agradecido pelo Agora.

O que será do nosso Mundo, se educarmos assim as nossas crianças?

Uma mudança de estilo de vida impõe-se, para melhorarmos o presente e o futuro. Pelo que, existe cada vez mais uma consciencialização para estas dificuldades e existem evidências sobre a importância da integração de programas de implementação do Mindfulness na Educação, de forma a trabalhar crianças a desenvolver mais consciência do Momento Presente, do Aqui e Agora.

Mais informações:

O programa tem o objetivo de ajudar as crianças a conectarem-se com o mundo exterior, mantendo o seu interior mais consciente, relaxado, receptivo, confiante e autocompassivo. Pretende-se ainda promover a incorporação destas práticas nas rotinas diárias das crianças e suas famílias.

Assim, com recurso a técnicas simples de mindfulness e estratégias baseadas na psicologia positiva, orientadas de forma divertida e lúdica, pretende-se:

  • Desenvolver as capacidades de foco, atenção e concentração;
  • Desenvolver a consciência corporal;
  • Desenvolver a consciência sócio-emocional;
  • Melhorar competências de gestão e (auto)regulação emocional;
  • Promover competências de gestão da ansiedade e stress;
  • Aumentar o bem-estar psicológico;
  • Melhorar a capacidade de lidar com pensamentos negativos;
  • Desenvolver competências sociais

Vários estudos mostram os benefícios relacionados com a prática de mindfulness e o desenvolvimento de competências sócio-emocionais em crianças e adolescentes. Os efeitos físicos e mentais desta prática mostram melhoria em muitos indicadores da performance, da saúde física e mental e do bem-estar das crianças e adolescentes, designadamente:

  • Autoconsciência (Self-Awareness)

O treino em meditação mindfulness desenvolve nas crianças o reconhecimento e conexão consigo próprios: com o seu corpo e com as sensações corporais, com os seus pensamentos e com as suas emoções, favorecendo uma autogestão saudável através da reflexão e relaxamento, contribuindo para que as crianças aprendam a ser mais confiantes, reduzindo os efeitos negativos do stress  e da ansiedade.

  • Foco mental

Num mundo repleto de estímulos e distrações, cultivar a habilidade de atenção concentrada  favorece a disposição para aprender, pelo que melhora também o desempenho cognitivo e o rendimento académico. A prática da meditação Mindfulness tem demonstrado também efeitos positivos em importantes regiões do cérebro relacionadas com a aprendizagem e na memória.

  • Bem-estar emocional

A meditação Mindfulness está relacionada com a educação emocional, pois um dos benefícios que esta prática proporciona é o aumento da auto-regulação emocional, o que é muito importante nas crianças. Cultivar o bem-estar mental e emocional em crianças requer treino de competências de identificação e reconhecimento de emoções, possibilitando o desenvolvimento de competências sócio-emocionais de gestão e (auto)regulação emocional.

  • Competências sociais positivas

O desenvolvimento de competências sociais positivas, tais como a empatia, compaixão, paciência e generosidade são preditoras de relação interpessoais harmoniosas, da redução de conflitos entre pares e melhoram a aprendizagem social.

  • Criatividade

Com a prática de Mindfulness nas crianças pode-se observar um aumento dos níveis de criatividade. Esta competência é uma ferramenta útil em muitas circunstâncias do dia a dia.

  • Impacto no funcionamento e estruturas cerebrais

Com os avanços em novas áreas de estudo como a neuroplasticidade cerebral é possível verificar que a prática de meditação mindfulness altera a estrutura de certas partes do cérebro, como por exemplo, estudos verificaram o aumento da espessura cortical em zonas relacionadas com a atenção e a redução de zonas relacionadas com o stress em praticantes de meditação mindfulness.