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Xadrez - Aprendizagem em Sistema E-Learning

O Centro Heurística dispõe de um mestre internacional de xadrez que, na modalidade de ensino à distância, proporcionará aos seus alunos aulas e treinos de xadrez.

O xadrez contribui para a formação integral do jovem, habilitando-o com uma série de valores e formas de conduta que lhe oferecem a capacidade de pensar e agir de forma autónoma no seu quotidiano.

De entre as variadas vertentes educativas que o xadrez tem, podemos destacar algumas das amplamente estudadas e analisadas pela especialista em educação e xadrez, Aida Spraggett, tais como:

  • Atenção e da concentração – durante uma partida de xadrez, a cada lance antecede um processo de reflexão que se utiliza para a escolha de cada jogada a efetuar.
  • Pensamento crítico – em cada lance, fatores estratégicos e táticos são alterados, com consequências e implicações diferentes para cada jogador; antes de iniciar o seu lance, o jogador pondera as alterações e os efeitos que ele terá.
  • Raciocínio lógico-matemático – a lógica que preside a sequência de jogadas de uma combinação ou a precisão de alguns finais de partida estão muito relacionados com os processos de raciocínio utilizados nas operações matemáticas.
  • Criatividade e da imaginação – um jogo de xadrez é uma contínua sucessão de problemas a resolver, para os quais é necessário utilizar, por vezes, muito mais que a memória ou a experiência; para isso é preciso recorrer, como na vida, à criatividade e à imaginação; quantos mais problemas se resolvem, mais se desenvolvem estas capacidades.
  • Capacidade de resolução de problemas – as crianças iniciam o processo de aprendizagem baseadas no método “tentativa e erro”; conforme vão ganhando maior conhecimento, vão percebendo que nem todos os problemas se resumem a escolhas simples mas requerem reflexão e cálculo; avaliar posições e resolver problemas envolvem trabalho, estudo e muita prática.
  • Memória – ao longo da aprendizagem as crianças têm de necessariamente memorizar muitos aspectos formais do jogo, como aprender os movimentos das peças e os movimentos especiais, normas de comportamento, regras de competição, teoria das aberturas, do meio-jogo e das finais.
  • Análise sistemática de problemas, utilizando procedimentos adequados para obter a informação, selecioná-la, organizá-la e utilizá-la – durante uma partida de xadrez, primeiro obtém-se a informação, procuram-se as ideias ou os motivos que justifiquem a decisão que se vai adotar, depois selecciona-se essa informação, quer dizer, analisam-se todas as ideias, e em seguida organiza-se a informação, por fim utiliza-se a melhor ideia.
  • Expressão de forma racional das conclusões e soluções de problemas – as decisões durante uma partida de xadrez são resultado de reflexões que têm pelo menos uma justificação racional; na vida também não basta decidir racionalmente, é muito importante também ter capacidade de explicar racionalmente os próprios pontos de vista para se convencer os demais das nossas ideias.
  • Valorização da antecipação e planificação que antecedem uma tomada de decisão – durante a partida o jogador tem de calcular os aspectos positivos e negativos das suas decisões.
  • Responsabilidade pelos próprios atos – o jogador responsabiliza-se, reconhecendo os lances certos e errados cometidos, assumindo as consequências positivas ou negativas das decisões tomadas.
  • Autoestima e capacidade de superação – o jogador valoriza o seu próprio progresso, adquirindo um nível adequado de autoconfiança, o que se reflecte positivamente nas outras áreas da vida.
  • Capacidade de decisão, mediante a eleição de várias alternativas num tempo limitado – as partidas de xadrez são cronometradas, pelo que otempo de decisão é limitado; assim na vida também não podemos adiar indefinidamente uma tomada de decisão.
  • Perseverança – o xadrez tem um enorme poder estimulador da tenacidade, do espírito de luta e da capacidade de sacrifício.
  • Respeito pelo ponto de vista dos outros – o xadrez permite analisar as questões de pontos de vista diferentes, situando-se na perspectiva do adversário.
  • Busca da beleza mediante a criação artística no tabuleiro – quando os jovens descobrem no tabuleiro as suas primeiras combinações, ficam fascinados; este reforço emotivo é um forte estímulo para continuarem a prática do jogo e é, portanto, importante para a concretização de todos os seus objetivos.
  • Exercício mental – desfrutar do processo de raciocínio e de exercício mental enquanto se pratica xadrez é um autêntico prazer que permite manter a mente ocupada.
  • Ocupação de tempos livres – o xadrez permite orientar o tempo de lazer para actividades construtivas e criativas que lhe são inerentes.
  • Respeito pelas regras, leis de competição e normas de comportamento – quando a criança aprende as regras inerentes à prática do jogo de xadrez e as cumpre, necessariamente também está a aprender que na vida também há muitos ambientes e situações, cada um dos quais regido por um conjunto de normas e regras próprias que é necessário respeitar para permitir uma convivência saudável.
  • Valorização e respeito do silêncio como fonte de concentração – durante a partida de xadrez prevalece o silêncio entre os jogadores; de igual modo quase todas as actividades intelectuais e criativas são favorecidas por um ambiente tranquilo e silencioso; a valorização do silêncio é posteriormente extrapolada para situações de estudo em casa ou na escola.
  • Desenvolvimento das relações interpessoais equilibradas e construtivas – apesar de ser um desporto que se pratica individualmente, o xadrez é o único desporto onde é frequente no seu final para analisarem as variantes possíveis em vez daquelas que levaram à derrota do adversário.
  • Aceitação do resultado da partida, comportando-se correctamente perante a vitória ou a derrota – o xadrez ensina a considerar a vitória ou a derrota como algo normal na vida do jogador; aprende-se a ganhar ou aperder com elegância e correcção.
  • Interpretação e uso correto dos códigos associadas à linguagem xadrezística – o xadrez, tal como a matemática ou a música, tem a sua própria linguagem que é necessário e útil conhecer; o sistema de anotação algébrica utiliza o sistema de coordenadas que está relacionado com disciplinas como a matemática ou a geografia, o que lhe dá um carácter multidisciplinar.
  • Conhecimentos de carácter cultural relativos ao xadrez – as conexões com a história, a geografia e a filosofia dão ao xadrez um carácter multidisciplinar no âmbito das humanidades; o xadrez é juntamente com o atletismo o desporto mais antigo partilhado com a humanidade.

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