Basta, disso! Sinais e sintomas do vício em videojogos

Os jogos podem ser um passatempo agradável e estimulante para muitas pessoas, mas também uma estratégia de fuga dos problemas quotidianos, levando à negligência das relações interpessoais, dos deveres escolares ou profissionais, e até mesmo das necessidades fisiológicas básicas.

O jogo online cooperativo possui a capacidade de reduzir significativamente os níveis de stress, estimular a criatividade e diminuir a ansiedade social, bem como o sentimento de solidão. No entanto, o excesso de jogos na internet pode ter efeitos extremamente prejudiciais, especialmente na saúde mental. Quando essa prática se torna patológica, é denominada como Perturbação de Jogos de Internet (PJI) ou Perturbação de Jogos Online (PJO), e está associada à depressão, ansiedade, perturbação obsessivo-compulsiva, hiperatividade e défice de atenção. Além disso, esta perturbação causa problemas nos relacionamentos, aumenta a timidez e afeta a satisfação geral com a vida.

Esta patologia manifesta-se por: 

  • Falta de controlo sobre a atividade do jogo (frequência, intensidade, duração), tornando-se a atividade dominante na vida diária;
  • Aumento da prioridade do jogo em detrimento de outras atividades e interesses; 
  • Preocupação com jogos pela internet. (i.e., o indivíduo pensa na partida anterior do jogo ou antecipa a próxima partida; 
  • Sintomas de abstinência, quando os jogos pela internet são retirados (irritabilidade, ansiedade ou tristeza); 
  • Tentativas fracassadas de controlar a participação nos jogos online;
  • Uso excessivo continuado de jogos pela internet, apesar do conhecimento dos problemas psicossociais;
  • Uso de jogos pela internet para evitar ou aliviar um humor negativo (e.g., sentimentos de desamparo, culpa, ansiedade).

 

É um problema que diz respeito a todos, pais, educadores e sociedade em geral, e, por vezes, necessita de intervenção especializada. Consulte os nossos serviços de Consulta de Psicologia Infantil, para mais informações.