BULLYING VS PANDEMIA

Em tempo de pandemia e de isolamento social, crianças e adolescentes têm sido privados de contactar de forma próxima com muitos dos seus amigos e familiares.

Em contexto escolar, os alunos não estão autorizados a contactar com alunos de outras turmas, ficando restringidos apenas a contactos interpessoais com elementos do seu grupo/turma. Em muitos casos, em situações em que já existiam dificuldades de integração do aluno no seu grupo/turma, experiências relacionadas com isolamento crescente e sentimentos de exclusão, solidão e rejeição social, têm sido vivenciados diariamente por parte de várias crianças e jovens.

Se por um lado, o distanciamento social terá levado a uma diminuição do bullying do tipo físico, (caracterizado por agressões físicas e roubo, entre pares), por outro, o bullying verbal/ emocional, (caracterizado por insultos, ridicularização, exclusão e intimidação), parece ter exacerbado de forma preocupante.

Não nos iludamos, o bullying continua “na ordem do dia”, mesmo em tempos de pandemia! As repercussões negativas ao nível do sucesso escolar e da saúde mental em geral não devem ser descuradas.

Se conhece alguém que esteja a ser vítima de bullying, denuncie e aconselhe a procura de ajuda especializada. Um/a psicólogo/a pode ajudar!

 

Dra. Filipa Soares

Psicologia da Educação| HEURÍSTICA – Centro de Psicologia e Educação

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