Depressão em tempo de pandemia COVID-19

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é um dos problemas de saúde mental mais prevalentes no mundo desenvolvido. A sua origem pode resultar de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos.

Este transtorno de humor, que merece significativa atenção clínica, pode estar a ser exacerbado pela atual pandemia associada ao COVID-19. O contexto atual em que vivemos tem incrementado o isolamento social e o desemprego, com consequentes implicações ao nível socioeconómico e afetivo, afetando o nosso bem-estar e saúde mental. Assim, aspetos de ordem ambiental e psicológica poderão estar a contribuir para um agravamento de sintomas ou mesmo para o surgimento de novos casos de depressão, em várias faixas etárias.

A depressão não é apenas estar triste e ter vontade de chorar. É urgente reconhecer os seus sintomas para os podermos tratar e prevenir.

Vale a pena ver o excelente vídeo realizado pela OMS intitulado: “I had a black dog, his name was depression”, que nos alerta para a necessidade do reconhecimento dos seus sintomas, prevenção e tratamento!

Assista ao vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=XiCrniLQGYc

Se estiver a vivenciar este tipo de sintomas, procure ajuda!

 

Dra. Filipa Soares | HEURÍSTICA – Centro de Psicologia e Educação

#Heurística–Centro de Psicologia e Educação#depressão#tristeza#psicologiamaia#