O seu filho/a tem dificuldades na escrita?

Escrever é uma tarefa de extrema importância e complexa aprendizagem. Para algumas crianças pode revelar-se uma dificuldade e não é de estranhar que algumas se tornem resistentes a esta atividade. Quando estas dificuldades surgem é habitual a ideia que é necessário repetir, repetir, repetir até aprender. Mas será mesmo assim?

Possivelmente quando pensa em escrever vem-lhe  diretamente à ideia que o que é necessário é  mão, lápis e papel. No entanto, para conseguir escrever precisamos de todo o corpo e de imensas competências desenvolvidas! Esteja atento aos seguintes aspetos que podem interferir na capacidade de escrever manualmente.

– Movimentos globais: Antes de conseguir realizar os movimentos finos necessários à escrita a criança precisa dominar os movimentos mais globais como correr, saltar, rebolar, atirar e agarrar objetos com as mãos, chutar com os pés, etc. Se a sua criança é “trapalhona”, descoordenada, tropeça com frequência pode necessitar maturar estes tipo de movimentos antes de conseguir ser eficaz em movimentos mais finos como segurar um lápis.

– Postura: A criança consegue manter o tronco estável sem deslizar para os lados ou inclinar-se para a frente e para trás? Conseguir manter uma postura adequada é essencial à escrita manual.

– Lateralidade e dominância: A consciência do corpo, a utilização de várias partes do corpo em simultâneo de forma coordenada e a preferência manual devem estar bem desenvolvidas antes de se avançar para a escrita. A sua criança já tem a mão de preferência definida ou usa indiscriminadamente uma ou outra?

– Perceção:  Escrever implica que o cérebro da criança interprete corretamente estímulos visuais e táteis. Sem esta competência será difícil reconhecer as letras, desenhá-las, adequar a força do lápis na folha.

– Atenção e concentração: Para a sua criança é difícil permanecer sentada e precisa de se levantar constantemente para correr ou saltar? Distrai-se facilmente com o que se passa à sua volta?

– Motivação: Por sentirem que é uma tarefa na qual têm dificuldade, algumas crianças rejeitam à partida tarefas de escrita pura e dura. Mas aprender não precisa de ser chato! As crianças aprendem naturalmente através do brincar, e a forma como lhes apresentamos as tarefas vão ter impacto na sua aprendizagem e evitar que fiquem frustradas.

– Motricidade fina: Antes de conseguir escrever a criança precisa dominar movimentos finos gradualmente mais complexos. Antes de conseguir agarrar um lápis de forma funcional deve ser capaz de realizar outros movimentos mais simples como agarrar em pequenos objetos, rasgar folhas, conseguir fazer movimentos dos vários dedos em separado. Posteriormente, começará a agarrar o lápis de forma cada vez mais funcional.

– Grafomotricidade: As letras e os números são no fundo… desenhos! Por sinal bastante complexos, e como tal vamos começar com desenhos mais simples como linhas verticais, horizontais, formas geométricas, passar por cima de tracejados, copiar figuras. Estas competências são a base fundamental que lhe permitirão desenhar as letras.

 

Caso identifique uma ou mais dificuldades nestas áreas poderá ser necessária a intervenção de um terapeuta ocupacional que irá avaliar e intervir nestas dificuldades.

 

Dra. Joana Gomes

Terapia Ocupacional | HEURÍSTICA – Centro de Psicologia e Educação