NÓS FALAMOS, ELES FALAM… ELES CRESCEM!

É reconhecido que o progresso realizado na espécie humana deve uma cota de valor fundamental à aquisição da linguagem. É também consensual que a função primordial da linguagem é a comunicativa. O emissor emite signos linguísticos significativos e portadores de uma mensagem codificada, numa situação e contexto determinado, concreto, impulsionado pela necessidade social, comunicativa. A linguagem é o meio utilizado para chegar ao entendimento na ação comunicativa e lograr consenso. A atividade do emissor no processo comunicativo implica uma série de atividades, das quais resulta como produto uma mensagem codificada válida para uma comunidade linguística.

Por esse motivo, o conhecimento dos códigos é fundamental, tanto para o emissor como para o recetor.

Só o domínio de uma língua permite aos indivíduos o alargamento do conhecimento, a aquisição de uma comunicação autónoma, a iniciativa de intervenção e integração social e cultural. Apenas esse domínio poderá facultar a plenitude do desenvolvimento psicológico da criança, de modo a que se tornem conscientes e coerentes a evolução dos seus interesses intelectuais e afetivos, as expectativas profissionais e sociais, as respostas às exigências e aos desafios da vida, que são, efetivamente, alguns dos aspetos mais importantes que compõem a totalidade da sua existência. Assim, o instrumento – língua deve contribuir para que o aluno tenha capacidade para saber completar-se progressivamente como pessoa e como cidadão do mundo, de modo responsável e criativo.

A aprendizagem de uma língua passa pelo processo do indivíduo se tornar capaz de acionar um saber inato da linguagem, coordenando-o com o conhecimento tácito e adquirido, permitindo-lhe formular juízos sobre a realização verbal, oral ou escrita, conhecer variantes no plano da realização, distinguir e avaliar usos a que estão associados objetivos comunicativos que envolvem, por sua vez, o reconhecimento de contextos e situações, bem como a identificação das relações sociais dos participantes num qualquer processo de produção e interação verbal.

Saiba mais sobre a importância da linguagem para o desenvolvimento integral da criança, consulte o nosso site. Contacte-nos!

Dra. Ana Isabel Lopes

Linguística, Ciências da Linguagem e Educação Especial | HEURÍSTICA – Centro de Psicologia e Educação