Gestão do Tempo: Quando o tempo voa…

Pensa frequentemente que “não tem tempo para nada”? Tem dificuldade em gerir o seu tempo? 

A sensação de falta de tempo é narrativa comum de muitas pessoas, nos dias de hoje. As sociedades contemporâneas incitam a um estilo de vida acelerado e muito exigente, caracterizado pelo multitasking, onde o tempo parece ser um bem precioso e… escasso.

Esta sensação de falta de tempo é aumentada quando as pessoas apresentam dificuldades na gestão do seu tempo.  Esta dificuldade pode traduzir-se num aparente estado de tensão, irritação, ansiedade e despoletar sentimentos de impotência, incapacidade, frustração e falta de controlo.

Uma má gestão do tempo dificulta a vida e, para além disso, tem um impacto significativo na saúde física e mental. O stress crónico, os transtornos de ansiedade, o burnout e doenças com eles relacionadas, como úlceras, hipertensão arterial ou problemas cardiovasculares são disto exemplo.

Para além disto, uma má gestão do tempo leva as pessoas a:

  • Viver com uma sensação persistente de urgência, a vida parece uma permanente corrida de obstáculos;
  • Improvisar e decidir tudo em cima da hora;
  • Cumprir tarde (ou mesmo nem cumprir) com compromissos assumidos;
  • Diminuir as horas de descanso.

Estes aspetos irão interferir com o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde das pessoas a curto, médio e/ou longo-prazo.

Um psicólogo, através do aconselhamento psicológico, pode ajudá-lo/a a encontrar e a implementar estratégias personalizadas, úteis e eficazes de gestão do seu tempo, maximizando o seu sentido de competência, a sua performance profissional e o seu bem-estar psicológico. Em caso de necessidade, procure ajuda!

Professora Doutora Joana Carreiro
Psicologia Clínica e da Saúde | HEURÍSTICA – Centro de Psicologia e Educação