Orientação vocacional e Gestão de Carreira

Ainda que muitos jovens já saibam, desde crianças pequenas, o que gostam de fazer, aquilo em que são bons, qual a sua profissão de sonho e os meios para lá chegar, existem outros sem ideia clara sobre o que fazer num futuro próximo ou longínquo. Existem ainda pessoas que, após explorarem uma carreira que em tempos consideravam de sonho, vêm-se atualmente insatisfeitas com o seu emprego atual, a necessitar de uma reconversão profissional. E cada um desses trajetos é normal.

Os sonhos e ambições profissionais vão sofrendo alterações ao longo do crescimento e desenvolvimento da personalidade, sendo influenciados pelas nossas aprendizagens e experiências de vida, assim como pelo sucesso, insucesso, dificuldade ou facilidade sentidos nas experiências. Assim, os interesses vão diminuindo ou sendo reforçados mediante a perceção de competência e eficácia que sentimos em cada atividade que vamos experienciando, e à medida que vamos fazendo escolhas, também o percurso escolar e/ou profissional optado vai reforçando uns interesses em detrimento dos outros. Desta forma, e sabendo que o percurso escolar é cada vez mais longo, com opções curriculares cada vez mais vastas, é normal que as decisões escolares e vocacionais sejam cada vez mais difíceis de tomar. Um processo de Orientação Escolar e/ou Vocacional apresenta-se como o apoio necessário para os jovens tomarem decisões informadas e conscientes no que respeita ao seu próximo passo a nível académico e/ou profissional, evitando as consequências negativas associadas a más escolhas nesses domínios. Apresenta-se também como a solução ideal para as pessoas que necessitam de um novo rumo e não sabem por onde começar. Estas irão beneficiar de um processo de Gestão de Carreira.

 

Mas então, em que consiste a Orientação Vocacional e Gestão de Carreira?

 

A Orientação Escolar e Vocacional destina-se a:

· Alunos do 9ºano que necessitem de apoio para decidir qual a área de estudos a seguir no 10º ano;

· Alunos do 12º ano que necessitem de escolher qual o curso a ingressar no Ensino Superior ou quais opções profissionais são possíveis após a conclusão dos seus estudos;

· Pessoas insatisfeitas com o seu emprego atual e que pretendam realizar uma reconversão profissional;

· Pessoas que se encontram desempregadas;

· Seniores que pretendam ter um envelhecimento ativo, possibilitando assim a promoção, desenvolvimento e atualização das suas potencialidades.

 

Ambos os processos consistem num trabalho conjunto do psicólogo com cada indivíduo, com o objetivo de o ajudar a conhecer-se melhor a si mesmo e ao mundo que o rodeia. Este terá oportunidade de explorar domínios da sua personalidade como os seus interesses, competências, motivações, valores, assim como desenvolver o seu autoconceito, estratégias e competências que potenciem a tomada de decisão consciente no futuro. Para além disso, poderá explorar percursos formativos e conhecer direta, indireta e realisticamente diferentes profissões (áreas de saber, perfil de funções dos profissionais, contextos laborais, taxa de empregabilidade, contributos para a sociedade, etc), quebrando possíveis crenças erradas baseadas em estereótipos e/ou preconceitos.

 

Este processo permitirá aos indivíduos decidirem quais os percursos académicos ou profissionais que melhor se adequam à suas personalidades, preferências, capacidades e interesses, evitando decisões com base numa impulsividade aliada à falta de conhecimento em si mesmos e das oportunidades que os esperam.

 

Achas que poderias beneficiar deste acompanhamento? Vem conhecer o Serviço de Orientação Escolar e Vocacional da Heurística e permite-te desenhar o percurso adequado para ti! Conheces alguém que necessite deste serviço? Partilha e ajuda alguém a conhecer e realizar os seus sonhos!

 

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Dra. Vânia Ferreira

Psicóloga Clínica e da Saúde | Heurística – Centro de Intervenção e Apoio Pedagógico e Psicológico