Situações iguais, atitudes diferentes…

Se há algo inegável e indiscutível é que todos somos diferentes. De facto, todos vivemos experiências diferentes, em locais diferentes, com pessoas diferentes, que nos moldaram também de forma diferente. Contudo, não são apenas as nossas vivências que nos distinguem, mas também a visão que adotamos do mundo e a forma como essa visão dita as nossas reações às situações e escolhas de atuação no dia-a-dia. Pouco podemos escolher sobre os locais por onde passamos ou as pessoas que nos acolheram pelo caminho, mas se há algo que sempre estará sob o nosso controlo são os pensamentos e atitudes perante as situações.

Tu podes escolher como te diferencias! Uma mesma situação terá sempre diferentes interpretações. Cada interpretação conduzirá a emoções distintas, que despoletarão atitudes, comportamentos e respostas fisiológicas diferentes. Claro que as tuas vivências vão sempre ter impacto na forma como interpretas os acontecimentos, mas ninguém está condenado a uma visão especifica e todos temos o poder de substituir formas disfuncionais de pensar por pensamentos que nos beneficiem.

Como podes melhorar as tuas atitudes perante acontecimentos?

· Conhece os teus padrões: Fica atento aos pensamentos que geralmente tens perante as situações, como eles te fazem sentir e que tipo de reações/comportamentos os seguem. Conheceres os teus padrões habituais é o primeiro passo para os poderes alterar.

· Atua sobre os teus padrões: Começa a questionar os pensamentos que tens perante os acontecimentos e a modificar os teus comportamentos. Será que o meu pensamento corresponde à realidade? Qual a probabilidade de ser realmente assim? Será isto tão mau como eu estou a visionar? O que é o pior que pode acontecer afinal? Que conselhos daria eu a uma amiga que estivesse a passar por esta situação? Que ferramentas tenho para enfrentar isto?

· Enfrenta as situações: Os nossos comportamentos vão confirmar (ou não) pensamentos que tenhamos sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo. Apenas enfrentando as situações podemos comprovar se eramos realmente capazes, se era realmente tão mau como prevíamos, se o que aconteceu correspondia ao que inicialmente pensamos, entre outros. Enfrentando as situações poderás perceber se os pensamentos que tens tendem a corresponder ao que realmente acontece. Se não, está na hora de agires.

 

E se não conseguires identificar estes padrões ou atuar sobre sozinh@, lembra-te, um psicólogo pode ajudar!