Doença de Parkinson – Mantenha-se ativo/a!

No dia 11 de Abril celebra-se o Dia Mundial para a Consciencialização da doença de Parkinson, data de nascimento do médico James Parkinson, que terá descrito pela primeira vez esta patologia no séc. XIX(OMS, 2019).
A doença de Parkinson trata-se de uma patologia degenerativa e crónica, que tem como base a perda e morte neuronal de células nervosas produtoras de dopamina (neurotransmissor responsável pelo controlo dos movimentos corporais, pelas emoções e processos cognitivos, entre outras funções). Esta doença é frequentemente associada a sintomas motores tais como tremores, lentidão e rigidez muscular, mas poderá
também incluir a existência de dificuldades ao nível da expressão verbal, do pensamento, memória e na rotina
do sono, bem como embotamento afetivo com alterações significativas ao nível da expressão facial, apresentando frequentemente comorbilidade com perturbações de ansiedade e do humor. No entanto, estes sintomas poderão manifestar-se de forma diferente em cada pessoa.

De forma a atrasar a progressão da doença e a aumentar a qualidade de vida do doente de Parkinson, será fulcral a existência de tratamento farmacológico, o acompanhamento regular em consultas de neurologia
e, se possível, a prática de uma atividade desportiva adequada à situação atual da pessoa. Em grande parte dos casos, será recomendável recorrer a outras especialidades tais como psicologia, terapia ocupacional, terapia da fala, psiquiatria, fisioterapia, nutrição, entre outras.

Para ajudar a manter o doente de Parkinson ativo, a Bial lançou a área de treino digital “Keep it on”,
onde constam vários exercícios de estimulação cognitiva, exercício físico adaptado, treino da fala/voz e dicas
de nutrição. Visite o link em: https://www.bial-keepiton.pt/

E…mantenha-se ativo/a!

Dra. Filipa Soares ⌉ Heurística – Centro de Intervenção e Apoio Pedagógico e Psicológico