Validação Emocional: Como e porquê praticar?

Alguma vez partilhou uma experiência difícil com alguém e a única coisa que queria era que a pessoa reconhecesse que essa situação era realmente difícil e que compreendia que estar no seu lugar não deveria ser fácil?

Pois.. e quantas dessas vezes, as respostas que teve do outro lado foi um misto entre uma tentativa de solucionar o seu problema, um julgamento daquilo que fez ou estava a pensar fazer e uma desvalorização da sua gravidade, acompanhada com um “deixa lá, isso passa”? Certamente, as pessoas dizem-no/fazem-no com a melhor das intenções, mas falham no propósito de nos reconfortar, acabando por invalidar a nossa experiência, fazendo-nos sentir culpados pela forma como nos sentimos.

Para que consigamos, de facto, dar conforto e apoio às pessoas que nos procuram, tem de haver um trabalho da nossa parte em conseguir ouvir e validar a experiência emocional das pessoas. Por essa razão, hoje vamos ajudá-lo a compreender a importância da validação emocional e como pode começar a praticá-la.

Afirmações que desvalorizam a experiência da pessoa:

· “Esquece isso!”

· “Toda a gente passa por isso…”

· “Pois, já me aconteceu pior…”

· “Aposto que não era a intenção deles…”

· “Pareces estar bem…”

· “És sempre tão sensível/dramática…”

· “Se fosse eu fazia x!”

Afirmações que validam a experiência da pessoa:

· “Estou aqui para ouvir”

· “Consigo ver que isso te preocupa muito…”

· “Se quiseres falar, estou aqui.”

· “Como te posso ajudar?”

· “Do que precisas?”

· “Isso deve ter sido mesmo difícil…”

 

Quando se coloca no lugar de recetor, consegue perceber a diferença relativamente ao impacto das diferentes afirmações? Desafiamo-lo(a) a experimentar validar alguém que valorize esta semana. Um pequeno passo de cada vez, para um mundo melhor.

 

Psicologia Clínica e da Saúde | Heurística – Centro de Intervenção e Apoio Pedagógico e

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