As Fases da Mudança

Todos fazemos mudanças a toda a hora. Ora queremos ter um estilo de vida mais saudável e começar a treinar, ora queremos abandonar hábitos prejudiciais como fumar, ou então passar a ser mais pontuais e chegar a horas ao trabalho. Seja qual for a mudança que queremos implementar na nossa vida, os princípios para a sua execução são os mesmos.

De acordo com o Modelo Transteórico da Mudança, existem 6 estágios que devem ser completos para que haja verdadeira mudança comportamental. Esses estágios são:

1. Pré-Contemplação: Nesta fase, ainda não existe o reconhecimento de uma necessidade de mudar.

2. Contemplação: Nesta fase, já se reconhece a necessidade de mudar e existe uma consideração em começar a trabalhar para isso.

3. Preparação: Na fase da preparação, são implementados pequenos passos no sentido da mudança.

4. Ação: Na fase da ação, já são implementados passos maiores e existem já mudanças conscientes.

5. Manutenção: A fase da manutenção atinge-se quando se mantém a consistência nos comportamentos de mudança por um longo período de tempo.

6. Término: Finalmente, o término é a fase na qual se atinge o objetivo de mudança.

Mover-se de um estágio para o outro, é considerado progresso. Contudo, o progresso pode, nem sempre, ser linear, e haver aquilo a que se chama de relapsos, que é quando revisitamos estágios anteriores, pelos quais já tínhamos passado. Relapsos fazem parte do caminho e é normal acontecerem. Por exemplo, consideremos alguém que decidiu começar a praticar exercício e se encontra já no estágio da Ação, praticando exercício físico todos os dias. Esse individuo decide tirar umas férias de 2 semanas nas quais negligencia o exercício durante todo esse período. Nesse caso, o individuo teve um relapso e voltou através alguns estágios, no entanto, não quer dizer que não consiga, ainda assim, atingir o seu objetivo.

O estágio final de término, representa a conquista do hábito, ou seja, quando os indivíduos mantêm a mudança por longos períodos de tempo sem cair em relapso. Quando se atinge este estágio em que o comportamento já se transformou em hábito, o esforço para manter o comportamento já não é tanto como nas fases iniciais e a tentação para voltar a hábitos antigos já não se encontra presente.

É importante lembrar que o caminho de mudança não é igual para toda a gente. Cada individuo passa pela sua própria jornada e avança pelos diferentes estágios em ritmos diferentes.

Compreender o caminho da mudança, pode ajudar-te a perceber em que momento da tua jornada da mudança te encontras, assim como a ser mais compassivo/a contigo mesmo/a sempre que te deparares com relapsos. Ainda assim, se sentires que não consegues passar por este processo sozinho/a, um/a psicólogo/a pode ajudar-te a perceber como implementar os diferentes passos para a tua mudança!

 

#Mudança #Comportamentos #Hábitos