Ser gentil faz bem à saúde!

Numa altura em que a ansiedade e o humor depressivo parecem ser uma constante na vida de muitos portugueses, torna-se fulcral convidar a estar presente no nosso quotidiano a comunicação gentil.

Ser gentil “…é fácil, gratuito, contagia todos e contribui para um mundo melhor. Basta uma pessoa e um gesto para mudar o mundo.” (Movimento gentil – Projeto da Comissão Nacional da Unesco, do Comité Olímpico de Portugal e da Direção Geral de Educação).

Quando somos gentis, libertam-se substâncias neuro-químicas no cérebro como endorfinas, serotonina e oxitocina, que potenciam a sensação de bem-estar, tranquilidade e felicidade. E assim, podemos prevenir ou aliviar sintomas de tristeza e ansiedade, reduzir a probabilidade de existência de doenças físicas e psicossomáticas e aumentar a nossa esperança de vida e bem-estar.

Fica a dica! Sejamos amáveis, afáveis e educados, para vivermos mais tempo e com melhor qualidade de vida! Este tipo de comunicação tem benefícios para quem a pratica e também para quem a recebe.

*Sugere-se a visualização do vídeo/ animação “Ser gentil faz bem à saúde”, criado pelo zigzag (RTP):     https://ensina.rtp.pt/artigo/ser-gentil-faz-bem-a-saude/

Dra. Filipa Soares
Psicologia da Educação | HEURÍSTICA – Centro de Psicologia e Educação