Como lidar com crises de ansiedade?

Já falamos aqui de como tentar prevenir ou evitar o escalar da ansiedade, para que ela nunca atinja um pico, no entanto, sabemos que nem toda a gente conseguirá evitar esse acontecimento, por isso, queremos dar-lhe dicas para aplicar e se sentir preparado no caso de teres uma crise de ansiedade:

· Reconheça que os seus sentimentos que se devem à ansiedade: Perceber o que acontece consigo nesses momentos é o primeiro passo para se acalmar! Por vezes, podem ser muito assustadores e incapacitantes, mas reconhecer que são causados pela ansiedade ajuda.

· Não fuja dela ou tente evitá-la: Ao evitar, está a aumentar o receio e medo que sente por ela, precipitando novas crises.

· Não resista: Aceite a sua ansiedade, não lute contra ela. Ao resistir, está a aumentar o desconforto causado por ela.

· Aprenda a usar a sua respiração: Respira fundo, devagar e pelo abdómen. Ao respirar apenas superficialmente, não estás a oxigenar corretamente os pulmões e isso vai aumentar a sensação de falta de ar.

· Questione os seus pensamentos: Terá imensos pensamentos a passar-lhe pela cabeça nesse momento, mas aprenda a questioná-los: “Isto será mesmo verdade?”, “Quais as provas que existem de que os meus pensamentos são verdadeiros?”, “Que outras possibilidades existem?”, “O que diria a um amigo na mesma situação?”.

No entanto, não se esqueça que a ansiedade é normal e tê-la em momentos de desempenho será sempre normal para se preparar e realizar os seus objetivos. Contudo, se reparar que ela o/a prejudica, que se sente cansado psicologicamente, que tem dificuldade em se abstrair de todas as suas preocupações, procure ajuda de um profissional.

Heurística – Centro de Intervenção e Apoio Pedagógico e Psicológico