Qual a importância de pedir desculpa às crianças?

Lembra-se de alguma situação na qual, claramente, se deixou levar pelas suas angústias e emoções negativas e descarregou no seu filho/a, mesmo sabendo que ele/a não tinha culpa? Nessas alturas, alguma vez ponderou pedir-lhe desculpa? Ou acredita que pedir desculpa aos seus filhos lhe tira autoridade? Que o torna vulnerável e fará com que os seus filhos abusem de si?

Neste texto trago-lhe 6 motivos pelos quais pedir desculpa às crianças vale a pena, na esperança de que, numa próxima situação, não hesite em fazê-lo:

· Se não pedir desculpa pelos seus erros por medo de perder autoridade, a criança vai assumir que estar numa posição de autoridade anula a necessidade de pedir desculpa a alguém. Ela interpretará também que mesmo que magoe alguém, não é necessário assumir responsabilidades e pedir desculpa, pois foi esse o exemplo que ela observou.

· Ao pedir desculpa, ensinamos que é natural cometer erros, sejam grandes ou pequenos. Ensinamos que o problema não está no erro, mas na forma como lidamos com ele. Ensinamos que reconhecer o que fizemos para reparar a situação, apesar de desconfortável, é um ato de responsabilidade e, no final de contas, traz maior bem-estar do que ignorar as responsabilidades.

· A criança compreenderá pela própria experiência que, quando recebe um pedido de desculpa, se sente melhor (e vice-versa). Ensinamos, por isso, que os nossos comportamentos têm consequências para as outras pessoas e esse ensinamento ajuda a desenvolver empatia.

· Quando pede desculpa por um erro que foi seu, está a prevenir que a criança assuma a culpa como sua. A culpa é uma das piores emoções porque danifica a autoestima das crianças.

· Pedir desculpa por algo que fizemos ajuda a criança a diferenciar a pessoa do comportamento. Não somos más pessoas porque tivemos um mau comportamento. Compreender este ensinamento é importante para a construção de uma ligação de confiança com os pais e, mais tarde, previne que os erros tenham um impacto negativo na sua autoestima.

· Receber um pedido desculpa faz a criança sentir-se compreendida e aumenta a probabilidade de esta ouvir o que o adulto está a dizer e, consequentemente, aumenta a probabilidade de ela colaborar.

Lembre-se que você é o principal exemplo para o seu filho. Aquilo que quiser que ele seja/aprenda, terá de modelar!