Concentração: Dicas úteis para manter o foco e a concentração

A capacidade de manter a concentração é fundamental para o sucesso em qualquer tarefa, seja ela profissional ou pessoal. No entanto, muitas vezes nos encontramos distraídos e lutando para manter o foco e a produtividade. Eis algumas dicas para ajudar a manter a nossa concentração:

  1. Boa alimentação: Tudo começa com um pequeno-almoço equilibrado que dê a energia suficiente para manter o foco durante o dia.
  2. Sono regularizado: Manter uma rotina de sono consistente e tentar dormir pelo menos 7-8 horas por noite para garantir que um sono reparador.
  3. Realizar pausas: O tempo suficiente para beber um copo de água ou apanhar ar fresco durante dois ou três minutos. Pelo menos de hora a hora devemos fazer uma pausa. Devemos aproveitar as pausas para nos movimentarmos e não para espreitar a internet ou a televisão.
  4. Criar um ambiente favorável à concentração: Um sítio calmo, silencioso e com o mínimo de distrações (longe da TV, de animais de estimação, da Playstation, ou qualquer outra coisa que nos distraia), com uma boa cadeira e muita luz. 
  5. Ouvir música calma: Para alguns ouvir música calma ajuda à concentração. Para outros, o oposto. 
  6. Estabelecer um horário e objetivos: Planear o que se vai fazer em cada dia e durante quanto tempo, pode ajudar a evitar procrastinação e garantir tempo suficiente para concluir as tarefas.
  7. Evitar o multitasking: Tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode reduzir a qualidade do trabalho e aumentar o stress. Em vez disso, concentre-se em uma tarefa de cada vez.
  8. Pratique a meditação: Experimente meditar por alguns minutos antes de começar a trabalhar, ou sempre que sentir a sua mente divagar.

 

Conheça os nossos programas de Mindfulness e Be@Better para encontrar a sua paz interior e potencializar a sua capacidade de concentração. Mentes conscientes são mais felizes e eficazes! 

Tags: concentração, mindfulness.